Ao encontro de Paul Salopek

Desde janeiro deste  ano um jornalista caminha pelos planaltos etíopes, segue para o Médio Oriente, para a Ásia, para a América do Norte e, finalmente, para a América do Sul. É uma viagem a pé. Quem faz este caminho é Paul Salopek. Quer chegar à Terra do Fogo em 2020.

É uma viagem à procura das histórias escondidas de pessoas que raramente fazem notícia. Salopek conta essas histórias, dia após dia, no seu site Out of Eden Walk – A jouney through time e, regularmente, na National Geographic Magazine.

Salopek tem 51 anos, nasceu na Califórnia, e antes de se fazer jornalista estudou ciências do ambiente e até foi pescador profissional. Como jornalista, foi distinguido com dois prémios Pulitzer. Agora, escolhe dedicar sete anos da vida a esta reportagem que principiou no lugar da Etiópia referenciado como sendo o de início da humanidade. Propõe-se chegar ao fim em Ushuaia, o extremo sul do continente americano onde a pegada humana se perde no horizonte gelado.

Pelo caminho, Salopek vai colocando três perguntas às pessoas que encontra: quem é você? de onde vem? para onde vai? E conta tudo, em texto, fotografia, som e vídeo no diário de viagem Out of Eden Walk.

Adelino Gomes na ESCS, em Novembro
Adelino Gomesna ESCS, em Novembro

Adelino Gomes, grande repórter e referência do melhor jornalismo em Portugal, veio à conferência “O Regresso do Jornalismo” apresentar o exemplo de Salopek como uma demonstração da força deste  “jornalismo total”.
Feito, insistiu Adelino Gomes, “tal como deve ser, também com o coração”.

Fica para ouvir um retrato em som desta apresentação de Adelino Gomes ao encontro de Paul Salopek.
Adelino Gomes

Por Sara Martinho

TEMAS RELACIONADOS

À procura das perguntas certas
O exclusivo continua a ser a nossa melhor arma
A história do jornalista total
Como fazer “el cambio”?
Borja Echevarría: “O jornalista deve conversar com os leitores”
Josh Hammer – O Outro Ângulo
Descrever o mundo a partir do detalhe
O que a Mídia NINJA faz é jornalismo?
O regresso do Jornalismo

Gostaste deste artigo? Partilha-o!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top