Rostos da Futurália

Hoje, dia 3 de abril, a FIL – Feira Internacional de Lisboa abriu as portas para mais uma edição da Futurália, que durará até ao dia 6. Ensino superior, profissional ou pós-graduações são os temas que todos os anos trazem a esta feira milhares de visitantes. Os principais interessados são alunos que estão entre o 9º e o 12º ano de escolaridade. Fomos descobrir a razão da sua visita à Futurália.

Leonor Ferreira e Francisco Simões, 12º ano da área de Ciências e Tecnologias

(Sara Tomé/ 8ª Colina)

Leonor: “Ando um pouco perdida desde que entrei no secundário. Agora que é para escolher mesmo a faculdade, vim à Futurália para ver mais cursos e perceber aquilo de que eu gosto antes de fazer a escolha.”

Francisco: “Vim à Futurália para perceber se o meu gosto pela Engenharia se confirma ou se encontro aqui alguma coisa que eu ache que me possa fazer mais feliz no futuro. Vou a uma banca baseando-me um bocado naquilo de que gosto. Por exemplo, vim à banca da Escola Superior de Comunicação Social, porque sempre tive um bichinho para a rádio e queria perceber como funcionava o curso [de Jornalismo]. Depois, faço perguntas para perceber como é que funciona o curso e quais são as saídas profissionais no futuro. No fundo, a faculdade é um meio para o nosso futuro.”

Miraldina Ferreira (à esquerda), 9º ano

(Sara Tomé/ 8ª Colina)

“Por intermédio da minha escola, vim para ver cursos profissionais e para escolher aquilo que quero para o meu futuro. Quero saber mais sobre os cursos e sempre tive curiosidade em saber mais sobre comunicação social, porque é um curso que quero seguir no futuro.”

Ricardo Gomes, 11º ano da área de Ciências e Tecnologias

(Sara Tomé/8ª Colina)

“Vim à Futurália para conhecer as Universidades do país e descobrir algum rumo para a minha vida. Costumo ver quais são os exames necessários, as médias e as disciplinas, principalmente. Agora já estou a ver muito mais cursos do que pensava.”

Margarida Mataloto (ao centro), 12º ano da área de Artes Visuais

(Sara Tomé/ 8ª Colina)

“Como estou a acabar o 12º e tenciono ir para a universidade, queria ver as propostas de cada uma e informar-me para ver qual é a melhor decisão a tomar, e para ouvir testemunhos também.”

Joana Tessitore, 12º ano da área de Ciências e Tecnologias

(Sara Tomé/ 8ª Colina)

“Não sabia bem como era o processo de entrada no ensino superior e ainda não tenho bem assente o que é que quero seguir. Sei que quero alguma coisa relacionada com matemática, gestão ou economia, mas queria saber qual é a diferença entre os cursos.”

Paula Ferreira, mãe de Catarina Duarte (10º ano da área de Línguas e Humanidades)

(Sara Tomé/ 8ª Colina)

“Vim acompanhar a minha filha, para ela ter uma melhor perceção dos cursos e da área que irá seguir, uma vez que ela ainda não sabe se irá mudar de área, para Artes Visuais. Acho que é muito importante uma boa informação para decidirem melhor.”

Gostaste deste artigo? Partilha-o!

Scroll to Top