8ª Colina

Pessoas

“As personagens acabam por ter um pouco da nossa verdade.”

O interesse dos mais jovens sobre o mundo da televisão é uma realidade: as experiências de representação podem abrir portas para o futuro, mas o caminho nem sempre é fácil. Inês Faria, atriz na série da RTP1, Bem Vindos a Beirais, é uma das caras mais jovens da televisão portuguesa. Com apenas 17 anos, dá vida à personagem Inês Santiago.
Pessoas

Um sonho criado “Com passos”

As caras e os sorrisos na sala eram familiares a Inês. O passa a palavra e o evento no Facebook culminaram num anfiteatro cheio para ouvir a jovem escritora falar sobre o seu primeiro livro.
Pessoas

Há vida para além do litoral. Manel Cartuxo: a história de um vendedor de histórias

Um espaço que é uma autêntica viagem ao passado, não só pelos cheiros intensos, como também pelas cores e texturas. Um estabelecimento onde todos os produtos são arrumados nas respetivas prateleiras, com toda a delicadeza. A mercearia do Manel Cartuxo, conhecida por todos aqueles que ali habitam, fica situada na rua Teófilo Braga, em Ourém. Mas não é uma mercearia qualquer. É uma “mercearia à moda antiga” - desde a balança para pesar o bacalhau, à máquina para moer café e ao papel e à caneta para fazer a conta.
Pessoas

Ayres Gonçalo: “O alfaiate imagina e constrói com as suas próprias mãos”

Cresceu rodeado de agulhas, tecidos, linhas, bustos e herdou do seu avô a paixão pela alfaiataria. Correu o mundo para aprender a arte e regressou a Portugal para criar a sua marca. Já fez um fato para o Príncipe Carlos e, atualmente, se pudesse escolher faria um fato para José Eduardo dos Santos, presidente angolano. Com ateliê no Porto e em Lisboa, Ayres Gonçalo conta a sua história e comenta a realidade desta profissão.
Pessoas

A saudade de quem fica

Frustração, revolta, cansaço, tristeza e solidão são alguns dos sentimentos que invadem a vida dos familiares que ficam em Portugal. A responsabilidade de cuidar dos filhos sozinhos resulta em consequências físicas e emocionais que podem afetar o desenvolvimento da pessoa. É impossível substituir o amor de um pai ou de uma mãe. O vazio do outro lado da cama, o não ter o confidente para partilhar o dia-a-dia, provoca uma saudade muito difícil de superar. É a emigração vivida pelos que ficam.

Pessoas

Jovens portugueses licenciados: E agora?

A Cristina, o Gonçalo, a Maria, o Pedro, a Rita e a Teresa são seis jovens com idade entre os 20 e os 22 anos. Discutem aqui as oportunidades de trabalho que têm com os diplomas de licenciatura que têm em mãos.

Pessoas

“Quero ver-te feliz”

Amor, ódio, amizade, raiva. As mensagens espalharam-se pelas ruas. As ideias surgiram em força, umas atrás das outras. Temos os artistas, temos os autores desconhecidos, e temos as feelingcatchers – as autoras das páginas de Facebook dedicadas às mensagens de rua e a todos os sentimentos que delas podemos retirar.